Livro completo "Chegou a Hora"

sábado, 26 de setembro de 2009

Cap. 2 - Profecias sobre a primeira vinda de Cristo


Se você estudar as profecias sobre a primeira vinda de Cristo irá perceber que todas elas se cumpriram de forma precisa e impressionante.
Ao lermos o Salmo 22:12 a 18, que foi escrito aproximadamente mil anos antes de Jesus nascer, perceberemos uma descrição antecipada da morte de Jesus Cristo. O interessante é que nesta época a morte por crucifixão ainda não era conhecida.

Temos também a indicação do lugar do nascimento de Jesus (Miquéias 5:2), o fato de que ele nasceria de uma virgem (Isaías 7:14), que o seu lado seria perfurado (Zacarias 12:10) e muitos outros detalhes. Notem nos textos abaixo como estas profecias se cumpriram com exatidão.

Nasceria da Semente da Mulher
- Profecia - Gn 3:15 - “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
- Cumprimento - Mt 1:20 - “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.”

Nasceria de uma virgem
- Profecia - Is 7:14 - “Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará a luz um filho, e lhe chamará Emanuel.”
- Cumprimento - Mt 1:18, 25 - “O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, ... achou-se grávida pelo Espírito Santo, ... contudo não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.”

Filho de Deus
- Profecia - Sl 2:7 - “Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu é meu Filho, eu hoje te gerei.”
- Cumprimento - Mt 3:17- “E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Semente de Abraão
- Profecia - Gn 22:18 - “Nela serão benditas todas as nações da terra: porquanto obedeceste a minha voz.”
- Cumprimento - Mt 1:1 - “Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.”

Filho de Isaque
- Profecia - Gn 21:12 - “Disse, porém, Deus a Abraão: Não te pareça isso mal por causa do moço e por causa da tua serva; atende a Sara em tudo o que ela te disser; porque por Isaque será chamada a tua descendência.”
- Cumprimento - Lc 3:23-34 - “Ora, Jesus tinha cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli ... filho de Jacó, Jacó, filho de Isaque, Isaque, filho de Abraão, este filho de Terá, filho de Naor;”

Casa de Davi
- Profecia - Jr 23:5 - “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra.”
- Cumprimento - Lc 3:23-31 - “Ora, Jesus tinha cerca de trinta anos ao começar o seu ministério. Era, como se cuidava, filho de José, filho de Heli ... filho de Matata, filho de Natã, filho de Davi.”

Nasceria em Belém
- Profecia - Mq 5:2 - “E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”
- Cumprimento - Mt 2:1 - “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do oriente a Jerusalém.”

Ele seria um profeta
- Profecia - Dt 18:18 - “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio dos seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e lhes falará tudo o eu lhes ordenar.”
- Cumprimento - Mt 21:11- “E as multidões clamavam: "Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.”

Ele seria um rei
- Profecia - Sl 2:6 - “Eu, porém constitui o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.”
- Cumprimento - Mt 27:37 - “Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS.”

Ele seria um sacerdote
- Profecia - Sl 110:4 - “O Senhor jurou e não se arrependerá: tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”
- Cumprimento - Hb 3:1 – “Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus.”(Hb 5:5-6) “Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei; como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”

Ele deveria ser precedido por um mensageiro
- Profecia - Is 40:3 – “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo a vereda a nosso Deus.”
- Cumprimento - Mt 3:1-2 - “Naqueles dias apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia, e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”

Seria rejeitado por Seu próprio povo
- Profecia - Is 53:3 - “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.”
- Cumprimento - Jo 7:5 – “Pois nem mesmo os seus irmãos criam nele."
Jo 7:48 - “Porventura creu nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus?”

Seu lado seria perfurado
- Profecia - Zc 12:10 - “E sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; olharão para mim, a quem traspassaram; pranteá-lo-ão como quem pranteia por um unigênito, e chorarão por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.”
- Cumprimento - Jo 19:34 - “Mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.”

Crucificação
- Profecia - Sl 22:1, 11-18 – “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste? ... Não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima, e não há quem me acuda. Muitos touros me cercam, fortes touros de Basã me rodeiam. Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram as mãos e os pés. Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim. Repartem entre si minhas vestes, e sobre a minha túnica deitam sortes.”
- Cumprimento - Lucas 23:33 - “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram, bem como aos malfeitores, um à direita, outro à esquerda.”
João 19:33,“Chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas.”
João 19:23-24 – “Os soldados, pois, quando crucificaram a Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; A túnica , porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo. disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela pra ver a quem caberá - para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.”

Algo que chama a atenção ao ler os evangelhos, é a constante frase “...para se cumprir a Escritura”. Indicando que Jesus veio ao mundo com um plano de ação concebido antes da fundação do mundo (Apoc. 13:8).
Ellen White faz uma interessante afirmação a respeito da primeira vinda de Cristo:


“Mas, como as estrelas no vasto circuito de sua indicada órbita, os desígnios de Deus não conhecem adiantamento nem tardança. Mediante símbolos da grande escuridão do forno fumegante, Deus revelara a Abraão a servidão de Israel no Egito, e declarara que o tempo de sua peregrinação seria de quatrocentos anos. ‘Sairão depois com grandes riquezas’. Contra essa palavra, todo o poder do orgulhoso império de Faraó batalhou em vão. ‘Naquele mesmo dia’, indicado na promessa divina, ‘todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito’. Assim, nos divinos conselhos fora determinada a hora da vinda de Cristo. Quando o grande relógio do tempo indicou aquela hora, Jesus nasceu em Belém.” - O Desejado de Todas as Nações, pág. 28.

Qual seria então a probabilidade matemática de Jesus cumprir todas estas profecias?

“As seguintes probabilidades foram calculadas por Peter Stoner em Science Speaks (Moody Press, 1963) e coincidências estão fora da ciência da probabilidade. Stoner diz que usando a moderna ciência da probabilidade em referência a oito profecias, nós encontramos que a chance de um único homem ter vivido antes da presente época e ter cumprido plenamente todas as oito profecias é de 1 em 1017”. Isso seria 1 em 100,000,000,000,000,000 (Cem Quatrilhões).
Para ajudar a compreender esta estonteante probabilidade, Stoner ilustra isto supondo que “se nós tivéssemos 1017 moedas (ou cem quatrilhões de moedas) de U$0,50 (cinqüenta centavos de dólar) e então espalhássemos pelo território do Texas (mais ou menos o tamanho do estado do Paraná, aqui no Brasil). Cobriríamos toda a face do estado em uma altura de cerca de 70 cm.”
“Agora marque uma dessas moedas e agite-a junto com toda a massa de moedas sobre todo o Estado. Pegue um homem e diga que ele poderá ficar com tudo aquilo, desde que ele diga onde está a moeda marcada e nos mostre ela. Que chance ele teria de acertar na primeira? Esta é a mesma chance que os profetas tinham de escrever oito profecias e elas se cumprirem em um único homem.”
Isto levando em conta apenas o cumprimento de 8 profecias, mas... Stoner considerou 48 profecias e disse: "nós encontramos que a chance de um único homem cumprir totalmente todas as 48 profecias será de 1 em 10 elevado a 17, ou 1 em...
100,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,000,
000,000,000,000,000,000,000.
O número 100 seguido de 157 zeros.
O número estimado de elétrons no universo está em torno de 10 elevado a 79.
Isto é uma evidência que Jesus não cumpriu as profecias por mero acidente.”
(Esta informação foi extraída do livro “Evidência que Exige um Veredicto” de Josh McDowell, 28.)
E o Pr. Orlando G. de Pinho, em seu livro Salvo ou Perdido diz que é expressivo constatar haver na Bíblia mais de trezentas profecias a respeito do Messias, dos mais diferentes aspectos da vida de Jesus, desde Belém até ao Calvário. - Salvo ou Perdido, 24.
Por isso é muito importante levarmos a sério as profecias. O apóstolo Paulo escreveu:
“Não desprezeis as profecias.” (I Tessalonicenses 5:20)
Lembre-se que:
“Com certeza o Senhor Deus não fará nada sem antes revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Amós 3:7)
E mais...
“...os perversos... nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão.” (Daniel 12:10)
E o momento de estudarmos é agora. O Espírito de Profecia afirma:


“Grandes mudanças estão prestes a operar-se no mundo, e os acontecimentos finais serão rápidos.” - Testemunhos Seletos, volume 2, pág. 280.

Percebem que esta também é uma profecia e está se cumprindo em nossos dias?
- A queda do muro de Berlim.
- A queda da antiga (notem que já é antiga) União Soviética.
- O poderio cada vez maior dos Estados Unidos.
- A recuperação do poder pela Igreja Católica Apostólica Romana desde que Mussolini devolveu o status de país ao Vaticano.
- As mudanças climáticas.
- E creio que você pode pensar em muitos outros acontecimentos mais.
E se estes acontecimentos serão rápidos, devemos estudar o quanto antes as profecias que nos ajudam a nos preparar para não sermos surpreendidos.


“Estamos no limiar da crise dos séculos. Em rápida sucessão os juízos de Deus se seguirão uns aos outros – fogo, inundações e terremotos, com guerras e derramamento de sangue.” - Profetas e Reis, pág. 278.


O que você acha deste texto de Ellen White? Não está se cumprindo em nossos dias também? Parece até uma manchete dos jornais atuais.
O que devemos fazer então?
Estudar e nos preparar.