Livro completo "Chegou a Hora"

terça-feira, 20 de outubro de 2009

SETE IGREJAS NO LIVRO DO APOCALIPSE

Vamos iniciar o estudo do Apocalipse pelas sete igrejas que estão descritas em Apocalipse 1:4 até 3:21.
Tendo em vista que o propósito deste livro não é detalhar cada ítem ou mensagem destas profecias, não entrarei nos detalhes das igrejas, mas no aspecto do tempo. Pois, o objetivo principal é saber em que tempo estamos vivendo. Contudo não deixe de ler as lindas mensagens dadas as igrejas pois elas são úteis para os crentes de todas as épocas. Leia mais sobre esse assunto no livro de C. Mervyn Maxwell Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse.

Nestes capítulos de Apocalipse estão contidas mensagens para as igrejas de sete cidades: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

Cada nome deste tinha um significado especial: Éfeso significava “Desejável”; Esmirna, significava “Mirra”, um perfume muito famoso; Pérgamo significava “Exaltação”; Tiatira, “Cheiro Suave”; Sardes, “Canto de Alegria”; Filadélfia, “Amor Fraternal” e Laodicéia, “Julgamento do Povo”.

O que significam estas sete igrejas e por que estes nomes?

“Os nomes das sete igrejas são símbolos da igreja em diferentes períodos da era cristã. O número sete indica plenitude, e simboliza o fato de que as mensagens se estendem até o fim do tempo, enquanto os símbolos usados revelam o estado da igreja nos diversos períodos da história do mundo.” - Atos dos Apóstolos, pág. 585.

Sete igrejas = Sete períodos da igreja cristã, desde sua formação até o fim.

Os símbolos = O estado das igrejas em cada período da história.

Algumas igrejas foram elogiadas, outras advertidas. Algumas estariam “quentes”, outras não. Mas o livro do Apocalipse mostra Cristo andando no meio dos castiçais de ouro (as igrejas).

“Assim é simbolizada a Sua relação para com as igrejas. Ele está em constante comunicação com Seu povo. Conhece seu verdadeiro estado. Observa-lhe a ordem, piedade e devoção. Conquanto seja Sumo Sacerdote e Mediador no santuário celestial, é apresentado andando de um para outro lado entre as Suas igrejas terrestres.” - Atos dos Apóstolos, pág. 585.

Durante cada período da história das igrejas, Jesus sempre esteve e está com elas. E para cada uma Ele tem uma exortação e uma promessa para os vencedores.

Éfeso - 31-100 - O início do cristianismo.
Exortação - “Arrepende-te e pratica as primeiras obras.”
Promessa - “Dar-te-ei a comer da árvore da vida.”

Esmirna - 100-313 - Período em que a igreja foi muito perseguida.
Exortação - “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”
Promessa - “Não receberá o dano da segunda morte.”

Pérgamo - 313-538 - A igreja começou a absorver práticas do paganismo.
Exortação - “Arrepende-te.”
Promessa - “Darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca...”
Tiatira - 538-1560 - Período mais longo da igreja. Nesta época o culto pagão veio com todas as suas armadilhas para dentro da igreja.
Exortação - “O que tendes retende-o até que Eu venha.”
Promessa - “Eu lhe darei poder sôbre as nações.”

Sardes - Década de 1560 até a década de 1790. Do início da reforma até perto de 1798. A igreja iniciou bem, mas se acomodou.
Exortação - “Sê vigilante e confirma os restantes.”
Promessa - ‘Será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida.”

Filadélfia - Década de 1790 até a década de 1840. - Esse foi um período de pregação da Palavra de Deus e um novo impulso ao estudo da profecia.
Exortação - “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”
Promessa - “Eu o farei coluna no templo de meu Deus.”

Laodicéia - 1844 até o fim. - Período do juízo investigativo. Tempo em que estamos vivendo.
Exortação - “Compres ouro provado no fogo..., vestidos brancos... unjas os teu olhos com colírio... Sê pois zeloso e arrepende-te.”
Promessa - “Assentar-se-á comigo no Meu trono.”
Tendo esse conhecimento podemos preencher a nossa linha do tempo.

Sabe a que conclusão chego com esta profecia?
ESTAMOS VIVENDO MUITO PRÓXIMO À VOLTA DE JESUS.
Percebeu que através do livro do Apocalipse, chegamos à mesma conclusão?
E agora sabendo disso o que se deve fazer?
A igreja de Laodicéia, tem alguns problemas graves. E nós estamos vivendo justamente dentro do período compreendido por esta última igreja. Mas o próprio livro do Apocalipse aponta a solução.

“Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.” (Apocalipse 3:18 e 19)
O Espírito de Profecia diz para a última igreja, para mim e para você:

“Foram reveladas a João cenas de profundo e palpitante interesse na experiência da igreja. Viu ele a posição, os perigosos conflitos e o livramento final do povo de Deus. Ele registra as mensagens finais que devem amadurecer a seara da Terra, sejam os molhos para o celeiro celeste, ou os feixes para os fogos da destruição. Assuntos de vasta importância lhe foram desvendados, especialmente para a última igreja, a fim de que os que volvessem do erro para a verdade pudessem ser instruídos em relação aos perigos e conflitos que diante deles estariam. Ninguém necessita estar em trevas no que respeita àquilo que está para vir sobre a Terra.” - O Grande Conflito, pág. 342.

“O próprio Senhor revelou a Seu servo os mistérios contidos neste livro, e propõe que seja aberto ao estudo de todos. Suas verdades são dirigidas aos que vivem nos últimos dias da história da Terra, como o foram aos que viviam nos dias de João. Algumas das cenas descritas nesta profecia estão no passado e algumas estão agora tendo lugar; algumas apresentam-nos o fim do grande conflito entre os poderes das trevas e o Príncipe do Céu e algumas revelam os triunfos e o regozijo dos remidos na Terra renovada.
Que ninguém pense que por não poder explicar o significado de cada símbolo do Apocalipse, é-lhe inútil pesquisar este livro numa tentativa de conhecer o significado da verdade que ele contém. Aquele que revelou estes mistérios a João dará ao diligente pesquisador da verdade um antegozo das coisas celestiais. Aqueles cujo coração está aberto à recepção da verdade serão capacitados a compreender seus ensinos, e ser-lhes-á garantida a bênção prometida àqueles que "ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas". Apoc. 1:3.”
- Atos dos Apóstolos, pág. 585.

“As solenes mensagens que foram dadas, em sua ordem, no Apocalipse, devem ocupar o primeiro lugar no espírito do povo de Deus.” - Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 278.

“Se nosso povo estivesse meio desperto, se reconhecesse a proximidade dos acontecimentos descritos no Apocalipse, realizar-se-ia uma reforma em nossas igrejas, e muitos mais creriam na mensagem.” - Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 118.

Então acorde! Vamos pedir ajuda aos céus para que essa reforma se inicie agora. Afinal de contas CHEGOU A HORA.

“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Apocalipse 3:21 e 22)